1ª Edição (2010)

SAIBA TUDO O QUE ROLOU NA 1ª EDIÇÃO DO ABAICA DESIGN EM NOVEMBRO DE 2010

(clique na imagem para ampliar)

OBS: Não houve a oficina de animação

MESA REDONDA


Foi abordado como tema geral o mercado de trabalho para os designers. Os designers Silvio, Ícaro e Cleo trataram das suas respectivas experiências como profissionais e o Fred discutiu acerca do mercado joalheiro e calçadista (foco do curso de design de produto da UFC Cariri) para o designer a partir de sua experiência como membro do SEBRAE. Cada membro que compor a mesa irá dispôs de 30 minutos para as suas colocações e ao final foram disponibilizados mais 30 minutos para perguntas e respostas, discussão e considerações finais A mesa redonda foi aberta ao público em geral, ou seja, para não-inscritos, porém, apenas os inscritos receberam certificados.

PALESTRANTES: Silvio Sousa (designer da Beira Mar Calçados), Cleo (designer da Confecção Verbo Divino) Ícaro (designer da pedrosa calçados) e Fred (SEBRAE). INÍCIO: 18 Hrs; DURAÇÃO: 120 min. LOCAL: auditório da UFC – Cariri; PARTICIPAÇÃO: livre

PALESTRAS

O MECOTipo


Apresentação do método de ensino de desenho coletivo de caracteres tipográficos desenvolvido pelo Prof. Me. Buggy e alguns resultados obtidos com seu emprego em algumas IESs do nordeste. Graduado e Mestre em design pela UFPE, Buggy fundou o seu primeiro tipo digital dois anos após a colação de grau, com forte traço da cultura nordestina brasileira nomeada de tipos do aCASO. Trabalhou como designer gráfico e colaborador de direção de arte e tem no seu portfólio trabalhos para empresas de peso como a Ford, Unilever, WalMart e Nanni Beach Resort. Suas fontes mais importantes são a Cordel, Disquete, Bitmap, Oxe, Régua, AvantBuggy, Lia and Fatwood.

PALESTRANTE: Prof. Me. Buggy (UFPE); INÍCIO: 18 h; DURAÇÃO: 60 min. LOCAL: auditório da UFC – Cariri; PARTICIPAÇÃO: livre.

Criatividade como Ferramenta para o Desenvolvimento Regional


Apresentação de trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em Design Editorial na BAU, Escuela Superior de Diseño em Barcelona – 2009. O trabalho é uma revista que tem como tema ‘Criatividade como Ferramenta para o Desenvolvimento Regional’ (para visualizar o trabalho clique aqui). Graduado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará – UFC / 2002. Pós-graduado em Design pela BAU, Escuela Superior de Diseño em Barcelona, Espanha – 2009. Com dez anos de experiência como diretor de arte, trabalhou para as agências Press Publicitários Associados, Ágil Publicidade, 333 Propaganda e Slogan Propaganda. Trabalhou também em campanhas políticas: Roberto Pessoa (Maracanaú/CE), Inácio Arruda (Fortaleza/CE) e Raimundo Madeira (Imperatriz/MA). Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdades Nordeste – FANOR em 2008. Hoje, Fernando é diretor de arte da agência Verve Comunicação, em Fortaleza e trabalha como freelancer em diversos projetos.

PALESTRANTE: Fernando Brito (Fortaleza – CE); INÍCIO: 18 Hrs; LOCAL: auditório da UFC – Cariri; PARTICIPAÇÃO: livre.

OFICINAS

Stencil: Arte x Design


REALISING: Realizar uma composição de imagens, ou a realização de uma imagem em conjunto experimentando a técnica de stencil, usando como pano de fundo a discussão “Arte X Design” para a elaboração de imagens.

APRESENTAÇÃO: A oficina consiste na exploração, estudo e experimentação da técnica de stencil, uma forma de grafismo urbano de livre expressão que desde muito tempo vem sendo usado por tribos urbanas no mundo inteiro como forma de protesto, reivindicação ou apenas como forma de ornamento urbano; usando como base de estudos imagens panfletária e textos relacionadas ao tema “Arte X Design”; até que ponto a arte interage com o designe? O que é arte? O que é design? Buscando através da experiência de cada um (a) sua impressão sobre esse tema, para a transformação desse pensamento em imagem.

OBJETIVO: Realizar uma composição de imagens, ou a realização de uma imagem em conjunto experimentando a técnica de stencil, usando como pano de fundo a discussão “Arte X Design” para a elaboração de imagens.

METODOLOGIA: Após uma conversa sobre o tema “Arte X Design” foi apresentado aos participantes modelos de stencil já produzidos para que haja um melhor esclarecimento visual dessa técnica, percebendo através de trabalhos já realizados por artistas que utilizam da técnica de stencil como essa técnica pode ser um ótimo veículo de transmissão de idéias, e todos os participantes então perderam vivenciar e experimentar a utilização das máscaras para a composição de imagens.

OFICINEIRO: Joseph Suel (graduando em Artes visuais pela Universidade Regional do Cariri – URCA). INÍCIO: 8 hrs; LOCAL: sala 69 UFC – Cariri. VAGAS: 25

TIPOGRAFIA: Desenhando uma fonte modular


REALISING: Abordagem básica da anatomia e proporção de caracteres tipográficos voltada ao projeto de fontes modulares display de acordo com o método de desenho do professor Buggy, o MECOTipo.

OBJETIVO: Apresentar particularidades da anatomia e classificação tipográficas tendo em vista a otimização do uso de fontes em projetos gráficos; Compreender as relações tipográficas entre fontes e páginas de texto bem como os fatores relacionados as suas percepções; Projetar fontes display experimentais através de módulos e conceitos pré-definidos.

METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussões em grupo; Apresentação de trabalhos; Experimentos tipográficos analógicos e digitais; Projeto final experimental.

REQUISITOS DESEJÁVEIS: Conhecimento elementar de história da tipografia; Domínio do ambiente MAC OS e/ou Windows; Domínio de software vetorial como Illustrator, Free Hand e/ou Corel Draw; Domínio de ferramentas como lápis, nanquim, papel, tesoura, etc.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:  Noções básicas de desenho;  Espécies de caracteres; Famílias tipográficas; Critério no uso de fontes; Altura e proporção do tipo; Espaçamento e kerning; Anatomia dos caracteres tipográficos; O esqueleto dos caracteres tipográficos; Grades de derivação de formas de caracteres.

OFICINEIRO: Buggy (Me. em design pela UFPE). INÍCIO: 14 hrs; LOCAL: laboratório de informática UFC – Cariri. VAGAS: 15 a 35

MAQUETE


Maquetes físicas são representações tridimensionais em escala reduzida de uma obra ou projeto de arquitetura,design, engenharia, topografia, cenografia etc. Pode ser usada como esboço ou peça de estudo destes projetos, ou para sua apresentação e divulgação.Reconhecida oficialmente como atividade industrial de transformação, a maquetaria recicla e reinterpreta, de forma singular, recursos, materiais e processos de execução, sempre adaptados as novas necessidades.Nesta oficina tivemos por objetivo apresentar alguns conhecimentos básicos sobre o assunto, para poder nortear o desenvolvimento de modelos de maquete didática.

OFICINEIRO: Débora Araújo (Arquiteta da Criare – Juazeiro do Norte – CE); INÍCIO: 20 Hrs. LOCAL: sala 69. VAGAS: 30

INSTALAÇÕES – Poéticas Visuais


REALISING: 1ª ETAPA: Estudo da arte contemporânea ( instalações) como objeto poético.  As tecnologias e as novas possibilidades de aportes poéticos. Artista visual e Professora do Centro de Design da Estácio – FIC, Cláudia Sampaio irá trabalhar como montar uma instalação artística. 2ª ETAPA: Laboratório de Experimentações estéticas.

OBJETIVOS: O workshop destina-se a interessados em artes visuais.  Propõe, a partir da apresentação de obras modernistas e contemporâneas ( de Tatlin a Gary Hill)  provocar reflexões acerca da instalação como  poética artística  que passou a ser largamente utilizada no campo de relações conceituais da arte contemporânea .

METODOLOGIA: O workshop constará de duas etapas. A primeira de uma explanação dialogada e a segunda de um laboratório de experimentações estéticas.

MATERIAL: cada aluno deverá levar 10 caixas de fósforo vazias, fotos 3×4 suas e de familiares

OFICINEIRO: Claudia Sampaio (claudiasampaio15@hotmail.com; http://claudia-sampaio.blogspot.com/); INÍCIO: 14 Hrs. LOCAL: sala 71. VAGAS: 25

VINHETA ANIMADA ABAICA

FESTA DE ENCERRAMENTO – ABAICA 2010 

Playlist:

1. Just dance – Lady Gaga  2. Poker Face – Lady Gaga
3. Paparazzi – Lady Gaga  4. Bad Romance – Lady Gaga
5. Love Game – Lady Gaga  6. Alejandro – Lady Gaga
7. Tik Tok – Kesha  8. Your Love is My Drung – Kesha
9. Run Devil Run – Kesha  10. Jai Ho! – Passycat Dolls
11. Hush Hush Hush – Passycat Dolls  12. When I Grow Up – Passycat Dolls
13. Don’t’t cha – Passycat Dolls  14. Buttons – Passycat Dolls
15. 4 minutes – Madonna  16. Celebration – Madonna
17. So What – Pink  18. Funhouse – Pink
19. Please Don’t Leave me – Pink  20. Umbrella – Rihanna
21. Disturbia – Rihanna  22. Rude Boy – Rihanna
23. Te Amo – Rihanna  24. Gimme That – Chris Brown
25. Wall to Wall – Chris Brown  26. Kiss Kiss – Chris Brown
27. With You – Chris Brown  28. Big Girls Don’t Cry – Fergie
29. Always – Bon Jovi  30. Where is the Love – Black Eyed Peas
31. Don’t Lie – Black Eyed Peas  32. Sober – Pink
33. Don’t Let me Get Me – Pink  34. Burguesinha – Seu Jorge
35. Mina do Condomínio – Seu Jorge  36. Puro Êxtase – Barão Vermelho

37. Viva La Vida – Coldplay 38. Super Fantástico – Balão Mágico

39. He-man – Trem da Alegria  40. Uni, Duni, Tê – Trem da Alegria
41. We Will Rock You – Queen  42. New Divide – Linkin Park
43. Crush crush crush – Paramore  44. American Idiot – Green Day
45. About a girl – Nirvana  46. New Perspective – Panic At The Disco
47. Let’s Get it Started – Black Eyed Peas  48. Pump it – Black Eyed Peas
49. Boom Boom Pow – Black Eyed Peas  50. I Gotta Feeling – Black Eyed Peas
51. Crazy in love – Beyonce  52. Baby Boy – Beyonce
53. Upgrad U – Beyonce  54. Beautiful Liar – Beyonce
55. Single Ladies – Beyonce  56. Sweet Deams – Beyonce
57. May humps – Black Eyed Peas  58. Numba 1 – Kardinall Offishall feat. Keri Hilson
59. Take me Home Country roads – Hermes House Band  60. Miss Indepedent – Ne-You
61. California Gurls – Katy Perry  62. Starstrukk – 30H!3 feat. Katy Perry
63. Hot N’ Cold – Katy Perry  64. Waka waka – Shakira
65. The greatest love of all – Andrea T. Mendoza  66. Guitarra G – Coletania Daslu House
67. When love Takes Over – David Guetta ft. Kelly Rowland  68. Billie Jean – Paul and Luke

GALERIA DE FOTOS

Este slideshow necessita de JavaScript.

DOWNLOADS: IDENTIDADE VISUAL – 1ª EDIÇÃO ABAICA DESIGN 2010 
logomarca

 

mascote

wallpapper
wallpapper
cartaz
wallpapper by @gioximenes
wallpapper by @gioximenes
wallpapper by @gioximenes
wallpapper by @gioximenes
wallpapper by @gioximenes
wallpapper by @gioximenes
wallpapper by @gioximenes
wallpapper by @gioximenes
poster by @gioximenes



Anúncios

2 responses to “1ª Edição (2010)”

  1. camila says :

    qero participar de tudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: